sexta-feira, setembro 02, 2005

Um Post de Agradecimento (I)

O 500º post deste blogue só podia ser um post de agradecimento a todos os nossos amigos. Aniversários que passaram e que não pude congratular, blogues que surgiram e que não tivemos oportunidade de saudar pela sua chegada e percurso na blogosfera.
Esta pausa não trouxe frutos concretos. Não trouxe uma ideia ou solução, antes a sensação de que há blogues melhores, gente mais apta, mais decidida...

A frustração de nos compararmos aos melhores é meio caminho para o desânimo. Acredito que seja por esse facto que o Manuel tem sempre disponível uma panóplia de incentivos para os mais jovens. Já sabe que qualquer blogue nacionalista quer ser “quando for grande” o Sexo dos Anjos.
É justo! Se cada um deve ocupar o seu lugar na ordem das coisas, aceitemos o lugar de frutos dessa árvore (a imagem é do Viriato e não minha). Árvore que como o Sol e a Verdade não podemos observar directamente, mas através da sua obra.
É me impossível esquecer o impulso inicial dado a este blogue, a insistência na excelência e correcção (maus tempos os do vírus que impedia a acentuação dos textos), as dedicatórias de textos. Mais importante que isso é o exemplo de quem não desiste...
Partilhamos uma fé! A sobreposição do pensamento à acção humana, a necessidade de uma prudência (que não se faz com megafone, mas com as artes de raposa, da serenidade que também se aprende) subordinada por um projecto e um projecto à situação do Homem na ordem das coisas.
Aguardemos a justa contemplação.

Tudo na Natureza nasce endividado. A inteligência consiste em compreender esse haver. A moral em agradecer.