terça-feira, agosto 23, 2005

Modernidade e Modernices

Fala-se com abundância da modernidade como se esta fosse o conjunto de avanços técnicos nas áreas da física, da química, da medicina, da canalização, da limpeza de sanitas, etc. É uma confusão habitual de quem quer confundir conceitos e afirmar a supremacia do que perfilha com algo que não lhe é relacionado.
Teria começado a modernização na invenção do autoclismo, na invenção da vela latina, ou na invenção da espada longa?
Para ajudar à festa dissemina-se a ideia de que um conservador/tradicionalista é um inimigo da ciência, da água canalizada, da circulação de automóveis.
Como se os soberanos portugueses do século XV e XVI tivessem recusado a vela latina por esta ser contra a tradição, ou coisa que o valha...
Seriam perigosos modernistas?
Um tradicionalista não é um originalista (aquele que busca uma idade fundadora e depois a tenta manter em todos os aspectos), nem um imobilista (aquele que cristaliza o seu tempo, impondo uma constante restrição à mudança)! Um tradicionalista é um essencialista! É aquele que busca uma permanência num mundo que não é, nem deve ser estático, nada tendo a ver com a "conservative disposition" de Oakeshott, ou com a justificação de Evelyn Waugh para não votar Tory(1). É quem sabe que o hoje é um conjunto de vários ontens, que têm um traço comum unitário, uma narrativa e um percurso, uma experiência de vida própria. É aquele que sabe que a mudança é má quando destrói a referida essência e lança os homens no vazio abstracto de uma vontade desprovida de referências que possibilitem a moralidade e a realização da natureza do Homem.

Ninguém melhor que um tradicionalista sabe que não é na arma que está o mal, mas no que determina o seu uso. Que a arma pode ser um instrumento do sublime e um instrumento grotesco, dependendo daquilo a que se destina.
O mesmo sucede com os avanços tecnológicos ou com o papel higiénico...

(1) Waugh justificava o facto de não votar no Partido Conservador pelo facro de estes estarem no Governo há muito tempo e não terem conseguido atrasar o relógio um minuto que fosse...