sábado, julho 08, 2006

Proporcionalidades

Não sou a favor nem contra Israel. Infelizmente não creio que a morte de inocentes seja algo que se deva retribuir. Isso coloca-me contra as políticas de Israel dos últimos anos... O facto de militantes palestinianos serem assassinos, de matarem gente que nada tem a ver com o conflito, não justifica o homicídio de inocentes do outro lado. Se numa guerra a escalada para um ponto de guerra total de um lado justifica a escalada do outro lado, num ambiente de terrorismo isso não pode acontecer, uma vez que isso não representa uma ameaça para a totalidade da sociedade. A desproporcionalidade de tal evento leva a um cálculo ameaçador, em que para se salvar a vida de um inocente justifica a perda de milhões de outros inocentes...
Fossem os soldados e governo americanos justos e teriam arriscado morrer para não serem assassinos dos milhares de Hiroshima e Nagasaki.

O que se diria se o Estado português, quando não conseguisse apanhar assassinos, matasse os familiares, vizinhos e amigos de um criminoso?
Já se o dano fosse superior...

Etiquetas: